quarta-feira, 26 de julho de 2017

Criminosos tentaram roubar identidade de consumidores 165 mil vezes, em maio.

Os criminosos cometeram cerca de 165 mil tentativas de fraude ao consumidor, só no mês de maio. O levantamento, feito pela Serasa Experian, leva em conta o chamado roubo de identidade, quando o bandido usa os dados de outra pessoa pra fazer algum tipo de compra, por exemplo, que é claro ele não vai pagar.

O número é 12% maior que no mesmo período do ano passado. O setor de telefonia foi o líder em tentativas de fraude e respondeu por quatro de cada 10. Por exemplo, o criminoso usa dados roubados para comprar aparelhos e abrir contas de celulares. E, quando dá certo, uma coisa puxa a outra. Ele usa o boleto como comprovante de endereço, apresenta dados falsos em um banco, pega um empréstimo que nunca será pago e por aí vai.

O segundo setor mais afetado é o de serviços, seguido pelos bancos e o comércio varejista. Para não ser mais uma vítima, algumas recomendações são, por exemplo, não perder os documentos de vista, quando tiver que entregar ao funcionário de uma loja para fazer cadastro. E tomar cuidado antes de se cadastrar em sites de compras desconhecidos.

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