segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Advogado José Arnaldo Amaral quer mudar o nome de Bom Conselho.

Dantas Barreto

O advogado José Arnaldo Amaral está trabalhando para mudar o nome de Bom Conselho para Cidade de Dantas Barreto. O objetivo, segundo ele, é homenagear este ilustre bom-conselhense.

A proposta, afirma José Arnaldo é mais do que justa e serve de reconhecimento para com a história de vida do General Dantas Barreto.

E, a campanha para mudança no nome de Bom Conselho segue intensa e propagada.

Porém, o advogado reconhece que a iniciativa não é fácil é deve contar também com o apoio da população. Para isto, seria necessária a realização de uma campanha de divulgação em todo o município.

Atualmente, Dantas Barreto dá nome a Praça localizada no início da Rua Agamenon Magalhães (o Corredor), e ao prédio sede da Câmara Municipal de Vereadores de Bom Conselho.

Dantas Barreto

Emídio Dantas Barreto, marechal-de-exército, historiador militar, jornalista, romancista e teatrólogo, nasceu em Bom Conselho, em 22 de março de 1850.

Com apenas 15 anos de idade, alistou-se como voluntário na campanha do Paraguai, onde obteve medalha por sua atuação. Em 1868, foi promovido à oficial. Após o término da guerra, voltou ao Brasil e fez o curso de artilharia na Escola Militar do Rio de Janeiro. Tomou parte na campanha de Canudos, tendo sido seus esforços coroados com a promoção a coronel. Em 1910 era general-de-divisão. Foi ministro da Guerra de Hermes da Fonseca. Demitiu-se para assumir o governo de Pernambuco (1911-1915), Estado que o elegeu senador (1916-1918).

Dantas Barreto faleceu no Rio de Janeiro, em 8 de março de 1931.

Um comentário: