quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Doença de Chagas – Saiba o que é e como se prevenir.

A doença de chagas é uma infecção causada por um micróbio chamado Tripanossoma Cruzi. Seu nome é uma homenagem ao seu descobridor, o cientista brasileiro Carlos Chagas. A doença é transmitida pelo inseto chamado barbeiro e pode contaminar tanto pessoas como cães, gatos, tatus, gambás e outros mamíferos. O barbeiro se esconde em casas de pau a pique, casas com cobertura de palha, casas com reboco cheio de buracos e rachaduras, casas com paredes sem reboco.

Nos arredores da casa, o barbeiro pode se alojar em porões, paiol, ninhos de galinha, depósitos de lenha, ocos dos paus das cercas. O barbeiro encontra frestas e buracos onde se esconde durante o dia, e a noite sai para se alimentar. O barbeiro se alimenta de sangue e transmite a doença quando suga o sangue de uma pessoa ou animal portador da doença de Chagas e pica outra pessoa sadia. Ao picar uma pessoa o barbeiro elimina fezes. A picada produz coceira e ao coçar, a pessoa espalha as fezes contaminadas no local da picada, que penetra no seu corpo provocando a doença.

Sinais da Doença

O primeiro sinal da doença é uma marca deixada no próprio local da picada do barbeiro, parecida com um furúnculo. Outro sinal é a inchação das pálpebras de um só olho, febre baixa e contínua, falta de apetite e mal-estar. Em crianças pequenas pode até levar à morte. Os sintomas da doença podem demorar para aparecer de 4 a 10 dias depois da picada do barbeiro. Mais tarde, anos após a contaminação, a doença pode se agravar e atingir o coração, esôfago, intestino e outros órgãos.

Como cuidar da casa para evitar o barbeiro?

1 – Procure tampar as rachaduras e frestas na parede com massa para reboco.

2 – Se possível pinte as paredes com cal para desinfetá-las.

3 – Receba bem o agente de saúde, deixando que ele aplique o inseticida na casa e nos alojamentos dos animais, quando necessário.

4 – Evite o acúmulo de mato e lixo na área em volta da casa. Ao fazer cercas, evite encostá-las na parede da casa.

5 – Mantenha todos os cômodos limpos e as janelas abertas para arejar e entrar sol.

6 – Coloque os móveis, camas e colchões no terreiro, de 15 em 15 dias, para arejar e tomar sol.

7 – Mantenha o chão da casa limpo, liso e sem buracos.

8 – Não deixe os animais dentro de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário