quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Sport, Náutico e Santa Cruz conquistaram quase 90% dos campeonatos.



Nesta quinta-feira (13) a bola volta a rolar nos gramados de todo o Estado. É o Campeonato Pernambucano que chega à 97ª edição. Perto de completar 100 anos de história a competição é uma das mais tradicionais do país e tem suas particularidades.

Dos 96 campeonatos disputados até aqui, 84, ou seja, 87,5% deles ficaram com o trio de ferro da capital: Sport (39), Santa Cruz (24) e Náutico (21). Além dos três apenas o América dos atuais participantes conquistou a taça e por seis vezes. Os outros três campeonatos ficaram com equipes que nem existem mais: Torre (3), Tramways (2) e Flamengo (1). Tramways que aliás foi o último campeão inédito no estado, em 1937. Há 73 anos não temos um novo campeão.

A atual edição tem doze equipes: Sport, Santa Cruz, Náutico, América e Cabense (Região Metropolitana) Araripina, Salgueiro e Petrolina (Sertão) e Central, Porto e Ypiranga (Agreste) e Vitória (Zona da Mata). Ou seja, a maioria das equipes é do interior do estado, mas nestes 96 anos de disputa nunca uma equipe de fora da capital conquistou o campeonato.

Os caruaruenses foram os que mais chegaram perto. Porto em 1997 e 1998 e Central em 2007 foram vice-campeões.

Em um ano onde o Sport quer conquistar a 40ª taça e igualar o Hexa do Náutico, que por sua vez tenta impedir a sexta estrela consecutiva, e onde o Santa pretende voltar aos dias de glória os times interioranos têm mais uma chance de quebrar a escrita. Com o regulamento atual que classifica os quatro melhores para as semi-finais pelo menos uma equipe fará frente ao trio da capital. As cartas estão na mesa, resta saber se algum time fará a festa no interior e derrubará esse tabu quase centenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário