Manter-se ativo,
aproveitar os momentos de lazer e praticar atividades físicas. Essas são
algumas das recomendações para quem quer exercitar a memória.
As dicas são da
Secretaria da Saúde de São Paulo, que alerta também que alimentação balanceada
e manutenção de vínculos sociais são importantes, assim como se concentrar nas
tarefas cotidianas.
Outra orientação é
treinar a cabeça fazendo, por exemplo, comentários e análises depois de ler um
livro ou uma notícia ou contando para alguém o que viu na novela ou em um
filme.
Segundo o
psiquiatra Fabio Armentano, do Ambulatório Médico de Especialidades
“Psiquiatria”, que fica na zona norte da capital paulista, os esquecimentos
acometem mais os idosos, mas também podem ocorrer com pessoas mais jovens.
As causas podem ser
várias, entre elas, depressão, ansiedade, medicamentos para dormir,
hipotireoidismo, deficiência de vitaminas e até diabetes descompensada.
O importante é
procurar um médico se a falha da memória for freqüente e atrapalhar o dia a
dia.


Nenhum comentário:
Postar um comentário