segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Prazo para justificar ausência no 1º turno das eleições termina na quinta-feira.

Termina na quinta-feira, dia 6, o prazo para o eleitor justificar a ausência no primeiro turno das eleições deste ano. Quem não votou e nem foi a uma escola eleitoral para preencher o formulário no dia do pleito, deve explicações à justiça eleitoral, se ainda não o fez.

Dá para fazer a justificativa de duas maneiras: indo a um cartório eleitoral, levando documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento às urnas e um documento de identificação oficial; ou online, por meio usando o Sistema Justifica, no site do Tribunal Superior Eleitoral. O endereço é justifica.tse.jus.br.

O índice de abstenção do primeiro turno foi de 21,52%. Significa que aproximadamente 7 milhões e 100 mil eleitores não foram às urnas.
Todos os brasileiros alfabetizados, maiores de 18 e menores de 70 anos que são, por lei, obrigados a votar e não o fizeram, precisam justificar.

Caso o eleitor tenha faltado também no segundo turno, precisa fazer duas justificativas. Para justificar a ausência no segundo turno, o prazo termina no dia 27 de dezembro. Lembrando que ficar em dívida com a Justiça Eleitoral pode causar contratempos ao eleitor: não dá para prestar concurso público e nem tirar passaporte, entre outras restrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário