sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Seguro-desemprego é 100% online.

O seguro-desemprego agora vai poder ser solicitado pela internet. A novidade foi divulgada pelo Ministério do Trabalho. Antes, era necessário ir até um posto de atendimento do ministério, ou a um Sine para fazer a solicitação. Agora, o trabalhador só precisa acessar o portal Emprega Brasil para fazer o pedido.

Caso todos os documentos estejam corretos, o benefício é liberado em 30 dias. E o segurado só precisa ir até uma agência da Caixa. Se algum documento estiver faltando, o segurado vai ser avisado e, aí sim, vai precisar ir até um posto de atendimento levar o que falta.

O seguro-desemprego é um benefício pago aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, aos trabalhadores que tiveram contrato suspenso para participar de cursos e a quem foi resgatado de situações semelhantes à escravidão. Ele é pago apenas por um período, que pode ser de três a cinco meses, dependendo do tempo que o trabalhador ficou empregado. E só tem direito a ele quem trabalha com carteira assinada.

Segundo o Ministério do Trabalho, em média 600 mil pessoas pedem o seguro-desemprego mensalmente no Brasil. Só nos últimos três anos foram cerca de 109 bilhões de reais pagos. Para fazer a solicitação pela internet o site é o www.empregabrasil.mte.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário