segunda-feira, 5 de agosto de 2019

WhatsApp muda e aperta o cerco contra as fake news.

O WhatsApp apertou o cerco contra a disseminação de boatos e notícias falsas, as chamadas fake news. A atualização mais recente do aplicativo coloca em prática uma novidade que já estava sendo testada: o programa agora avisa quando uma mensagem é encaminhada muitas vezes.

Sempre que um texto, um áudio, um vídeo ou uma foto for encaminhado mais de 5 vezes, ela ganhará um ícone diferente de um conteúdo enviado com uma frequência menor que essa. No lugar da seta seguida da palavra "encaminhada", que aparece no topo da mensagem, o WhatsApp agora mostra uma seta dupla e, ao lado, os dizeres: "encaminhada com frequência."

Assim, a pessoa que recebe o conteúdo pode identificar, facilmente, que aquela mesma mensagem foi encaminhada várias vezes anteriormente, como uma corrente. Lembrando que atualizações anteriores já tornaram possível denunciar mensagens consideradas indevidas dentro da plataforma.

Áudios, textos, fotos e vídeos denunciados são analisados. Quando constatado que o conteúdo fere os termos de uso do aplicativo, o usuário responsável por ele é banido do WhatsApp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário