terça-feira, 8 de setembro de 2020

Cartão de crédito ocupa o primeiro lugar nas dívidas das famílias.

O nível de endividamento das famílias brasileiras sobe para 67,5% em agosto, após registrar 67,4% em julho. O índice de inadimplência passou de 26,3% para 26,7%, de um mês para o outro. São os maiores patamares registrados em mais de dez anos, de acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC.

O indicador inclui compromissos com cheque pré-datado, uso do cartão de crédito e cheque especial, carnês de loja, prestação de carro e seguro. O levantamento revela que, no mês passado, 12,1% das famílias com dívidas ou contas em atraso não tinham condições de acertar os débitos e continuariam inadimplentes.

Em julho, o índice era de 12% e, em agosto do ano passado, de 9,5%. Por outro lado, a quantidade de famílias que se declaram muito endividadas teve a primeira redução desde janeiro deste ano. O percentual passou de 15,5%, em julho, para 14,6%, no mês passado.

A pesquisa da CNC revela ainda que as famílias de menor renda são as mais afetadas pelo endividamento, sendo que o principal comprometimento é com o cartão de crédito. Em seguida aparecem as dívidas com carnês e com financiamento de veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário