quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Quem não votar na eleição desde ano poderá justificar a ausência pelo celular.

Eleitor que não votar na próxima eleição poderá justificar a ausência por celular ou tablet. O recurso estará disponível na nova versão do aplicativo e-Título, do TSE, que ganhou novas funções. Ela já pode ser baixada, mas o recurso que permitirá fazer a justificativa será habilitado nas próximas semanas.

O procedimento poderá ser feito até 60 dias após a eleição. Ele é obrigatório para quem não puder votar, por exemplo, por estar fora da cidade considerada o domicílio eleitoral do cidadão. Em 2018, cerca de 30 milhões de pessoas não votaram, em cada turno. E as que também não justificaram agora precisam pagar uma multa.

O aplicativo e-Título, que funciona nos sistemas Android e iOS, é gratuito. Pelo celular, também é possível acessar vários outros serviços do TSE e gerar, por exemplo, certidões de quitação eleitoral. Inicialmente, o primeiro turno para eleger prefeitos e vereadores seria neste fim de semana. Mas, por conta da pandemia, ele foi adiado para 15 de novembro. Nas cidades onde houver necessidade, o segundo turno será duas semanas depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário