terça-feira, 15 de setembro de 2020

Gás tóxico presente em Vênus pode indicar presença de vida no planeta.

Cientistas britânicos, japoneses e norte-americanos anunciaram ter descoberto a presença do gás fosfina, na atmosfera de Vênus. A existência do produto altamente tóxico pode significar a existência de vida no planeta mais próximo da Terra. A pesquisa foi publicada na revista Nature Astronomy, mas requer estudos mais aprofundados para identificar a origem do material.

O gás fosfina é raro de ser encontrado em estado natural na Terra. É composto por hidreto de fósforo e tem utilização na fabricação de inseticidas. A substância pode estar na superfície ou subsuperfície e nuvens do planeta. Ou ainda ser transferida por vulcões, relâmpagos e meteoros. Para a professora Jane Greaves, da Universidade de Cardiff, no País de Gales, é cedo para relacionar a descoberta à existência de vida em Vênus.

O próximo passo, segundo a pesquisadora, é enviar uma nave espacial ao planeta para coletar uma amostra da atmosfera e avanças nos estudos. Ela explicou que a fosfina é um biomarcador na Terra e um dos produtos naturais que podem ser rastreados como forma de vida. O gás foi encontrado em nuvens a 50 quilômetros de altitude, o que equivale a dez vezes mais que o topo da atmosfera terrestre. A temperatura local gira em torno dos 20 graus, mas existe o agravo do ambiente extremamente ácido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário