Viralizou nas redes sociais, nos últimos
dias, o "Desafio dos 40 segundos". No vídeo, um locutor propõe um
jogo rápido sobre a quarentena, com perguntas sobre o usuário já ter ou não se
arrumado para assistir uma live na sala ou já ter chamado o coronavírus de
coronga, por exemplo.
O usuário deve se inclinar para a esquerda ou
para a direita respondendo sim ou não a cada pergunta. Mas quando o cronômetro
chega aos 40 segundos, a brincadeira é interrompida e o locutor diz: “pronto,
antes que você pudesse completar um desafio de internet, mais uma pessoa perdeu
a vida. A cada 40 segundo, uma pessoa morre por suicídio no mundo”, e segue com
o alerta sobre a importância de refletir sobre o tema, conversar e ouvir mais
sobre a questão.
Diversos famosos aderiram ao movimento que é,
na realidade, uma campanha criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). O
debate sobre suicídio sempre se intensifica em setembro, mês escolhido para
ações de conscientização sobre a questão. É o movimento setembro amarelo.
Segundo o CVV, uma associação civil sem fins
lucrativos que serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do
suicídio, este ano o movimento é ainda mais importante. Isso porque a pandemia
provocou mudanças em toda a sociedade e o aumento das pressões emocionais no
isolamento social, o medo da doença e as perdas decorrentes da Covid-19
tornaram-se grandes desafios. Por isso, na avaliação do CVV, falar de saúde
mental é mais urgente que nunca.
A conscientização é essencial para reduzir os
índices de suicídio no país. Se você estiver precisando conversar, ligue 188 de
qualquer telefone ou acesse o site cvv.org.br.
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