terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Senha '123456' perde o posto de mais usada no mundo. Será que a nova líder é mais segura?

Olha, se tem uma coisa que a gente usa todo dia é senha, né? É senha pra isso, senha aquilo... tudo é senha... e tem que ser tudo senha diferente! Segundo os especialistas, a gente não pode ter uma senha para tudo, se não fica muito fácil daquelas pessoas mal intencionadas descobrirem - e aí.... já viu! Mas... com a correria do dia a dia, muita gente acaba mesmo é esquecendo das orientações de segurança e, ou repete a senha pra tudo, ou escolhe senha fácil pra não esquecer mesmo... ou, pior, acaba fazendo as duas coisas junto.

Em 2020 e em 2021, levantamento feito por uma empresa de cibersegurança em 30 países, trazia, no topo das senhas mais usadas no mundo, a sequência de dígitos “123456”. No ano passado, a combinação numérica perdeu o posto. Mas não porque os usuários estão adotando códigos mais seguros.... nada disso. A líder de 2022 é tão simples e insegura quanto os números, mas é feita de letras: é a palavra “password”, termo em inglês que, na tradução para o português significa “senha”.

Já que o ano está começando e você, eu sei, quer evitar contratempos, que tal aproveitar que está lendo esse texto e trocar aquela sua senha fraca? Para ser segura, nada de nomes muito conhecidos na hora de criar a nova senha, hein?  E sequencias numéricas ou coisas do tipo. "senha123" nem pensar. O ideal é dar preferência a códigos mais longos, que combinam letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais. Há especialistas que recomendam pequenas frases que façam sentido pra você. Assim você não esquece e, dificilmente, alguém descobrirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário