sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Aprovado projeto que regulamenta a prática da vaquejada.

O plenário da Câmara dos Deputados conclui votação do Projeto de Lei 8 mil 240, de 2017, que regulamenta a vaquejada, o rodeio e o laço. As práticas foram reconhecidas como expressões esportivo-culturais, pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro. Também foram classificadas como atividades ligadas à vida, à identidade e à memória de grupos formadores da sociedade.

O texto aprovado nesta semana define as modalidades como esportivas, equestres e tradicionais. Na lista estão o adestramento, o concurso completo de equitação, as provas de laço e velocidade, a cavalgada, entre outras atividades. O texto determina a aprovação de regulamentos específicos para o rodeio, a vaquejada, o laço e demais provas equestres, por suas respectivas associações, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Eles deverão ter regras que assegurem a proteção e o bem-estar dos animais e prever punições para quem as descumprir. Entre elas o fornecimento de água e alimentos, local apropriado para descanso, assistência médico-veterinária e a prevenção de ferimentos e doenças. A proposta agora será enviada para sanção presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário