terça-feira, 20 de agosto de 2019

Golpe do WhatsApp clonado faz mais de 20 vítimas todos os dias no Brasil; proteja-se.

Todos os dias, 23 pessoas caem em golpe pelo WhatsApp no Brasil. De acordo com estimativa realizada pela PSafe, uma empresa especializada em cibersegurança, 8 milhões e 500 mil brasileiros já foram vítimas de uma modalidade específica de fraude no mensageiro: a clonagem de contas.

Entre os principais danos do chamado golpe do WhatsApp clonado estão o vazamento de conversas privadas, o envio de links maliciosos e solicitações de dinheiro aos amigos. Quando um hacker invade o aplicativo, passa a ter acesso a todo o conteúdo do usuário que, por consequência, perde o controle da conta. O criminoso passa a fazer pedidos e chantagens com familiares e amigos da vítima em troca de dinheiro.

O método de ataque mais comum para roubar uma conta é, conseguir com a própria vítima, o código de autenticação do aplicativo, que é enviado por SMS para o celular da pessoa depois que o hacker cadastra o número para usar o WhatsApp em um outro aparelho. Em contato com a vítima, por chamada de voz, geralmente, ele consegue o código e, assim que fornece a informação, a vítima fica com o WhatsApp bloqueado em seu aparelho; o cibercriminoso passa a ter controle da conta no aparelho dele.

Outro jeito de aplicar o golpe é usando a técnica do “SIM Swap”, ou troca de chip, na tradução para o português. Enganando um atendente da operadora ou até mesmo com a sua conivência, o golpista consegue um chip de celular com o número da vítima e facilmente habilita a conta em um aparelho para aplicar o golpe.

Para se proteger da fraude, que tem se popularizado no país, a principal dica é: jamais informe a outra pessoa o seu código de confirmação do WhatsApp. Também é fundamental ativar a verificação em duas etapas, nas configurações do aplicativo, para reforçar a segurança da conta. Se receber mensagens suspeitas, com pedidos ou chantagens, desconfie imediatamente e, antes de realizar pagamentos ou transferências, certifique-se sobre a veracidade dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário