sábado, 24 de agosto de 2019

“Gatonet” está presente em mais de 4 milhões de lares.

Tem gato na TV em mais de 4 milhões de residências brasileiras. Estudo da Associação Brasileira de TV por Assinatura estima que o acesso ilegal a canais pagos de TV é feito por quatro milhões 200 mil usuários. O famoso “gatonet” tem mais de 600 tipos de caixinhas piratas para captar o sinal da TV, uma prática que aparentemente, traz economia, mas esconde graves perigos.

Além da ilegalidade prevista em lei contra a pirataria, o uso desses dispositivos pode provocar explosões, choques, contaminação por materiais tóxicos e até incêndios, alerta a Anatel. São equipamentos fora dos padrões de segurança eletrônica e também podem ter exposição a campos magnéticos acima do limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Estes são apenas os danos diretos a quem usa o “gatonet” para driblar a conta da TV por assinatura. No âmbito coletivo, os sinais de equipamentos piratas podem interferir na rede de aparelhos celulares e nas torres de transmissão de aeroportos.

E o barato ainda pode sair caro. Os equipamentos podem “roubar” dados e comprometer a privacidade dos usuários. Segundo a Anatel, apenas neste ano, foram lacrados mais de 200 mil dispositivos sem homologação e 30 mil aparelhos importados ilegalmente foram apreendidos. Os prejuízos financeiros chegam a quase nove bilhões de reais, mais de um bilhão em arrecadação de impostos que podem reverter para programas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário