sábado, 24 de agosto de 2019

Crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo.

Bebês menores de um ano devem tomar dose extra de vacina contra o sarampo. A recomendação é do Ministério da Saúde. O sarampo é uma doença viral grave, que pode atingir pessoas de todas as faixas etárias, mas é especialmente perigosa aos pequenos, podendo levar à morte.

Crianças menores de um ano não recebem a dose contra o sarampo pelo calendário vacinal. Normalmente, a imunização contra a doença acontece por meio de duas doses, aos 12 meses e aos 15 meses de vida. A dose que o Ministério está recomendando, portanto, é complementar, para proteger os bebês e ajudar a combater a disseminação do vírus no país.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 19 de maio e 10 de agosto deste ano foram confirmados mil, 680 casos de sarampo no país. Além disso, cerca de 7 mil e 500 estão sendo investigados. Mais de mil e 600 dos casos registrados no período foram no estado de São Paulo, mas há registros da doença em pelo menos outros 10 estados: Rio de Janeiros, Pernambuco, Goiás, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Piauí.

Além dos bebês, a faixa etária dos adultos entre 20 e 29 anos também preocupa o Ministério. A pasta pede para que as pessoas do grupo regularizarem a vacinação contra o sarampo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário