terça-feira, 15 de julho de 2025

Irmã Maria Jailma é eleita Superiora-Geral das Franciscanas do Bom Conselho para o quadriênio 2026-2030.

Num clima de profunda espiritualidade, discernimento e compromisso com os princípios franciscanos, o Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho elegeu, na semana passada, sua nova Superiora-Geral. A escolhida para liderar a congregação no quadriênio 2026-2030 foi a irmã Maria Jailma da Silva, religiosa de trajetória sólida e dedicação exemplar à missão do Instituto, que é a primeira ordem religiosa franciscana de origem brasileira.

Irmã Maria Jailma irá suceder a Irmã Lucineide Brito Freitas que há oito anos está no cargo. A eleição ocorreu durante o XIX Capítulo Geral Eletivo, realizado entre os dias 30 de junho e 11 de julho, no centenário Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, situado na Terra de Papacaça, onde tudo começou há mais de 170 anos, pelas mãos do fundador Frei Caetano de Messina, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Um lugar que carrega história, fé e resistência.

O processo capitular, que se inicia sempre com um retiro espiritual, foi marcado por momentos de escuta, oração e avaliação da caminhada. E foi nesse ambiente de reflexão profunda sobre os rumos da congregação que as irmãs chegaram ao consenso sobre a nova liderança.

Além da eleição da Superiora-Geral, também foram escolhidas as integrantes do novo governo-geral do Instituto para o período 2026-2030, composto por religiosas de reconhecida trajetória de serviço. A Irmã Lucineide Brito Freitas foi eleita como Primeira Conselheira; a Irmã Maria Aparecida do Nascimento como Segunda Conselheira; Irmã Rosinete Justino de Oliveira assumirá como Terceira Conselheira; e a Irmã Raimunda da Conceição Bernardo completará a equipe como Quarta Conselheira.

A escolha da nova gestão representa mais do que uma formalidade institucional. É um marco que renova a esperança e fortalece a missão do Instituto, especialmente em tempos em que os valores cristãos, o serviço aos mais pobres e a educação humanizada precisam ser reafirmados com coragem.

A cidade de Bom Conselho, berço da congregação e palco deste importante momento, mais uma vez se inscreve na história da vida religiosa brasileira. E o Instituto das Irmãs Franciscanas segue firme, enraizado na fé e impulsionado pelo carisma de São Francisco e da Virgem do Bom Conselho, dando testemunho de que a Igreja também é feminina, sensível e profundamente atuante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário