Você provavelmente conhece alguém que se chama Maria, José ou Ana, não é mesmo?? São nomes populares e parece que nunca saem de moda. E um levantamento do IBGE, com base no projeto "Nomes do Brasil", confirma essa percepção. Esses três nomes estão no topo da lista dos 10 mais registrados no país desde 1930.
Maria é, disparado, o nome campeão, com pouco mais de 11 milhões e 700 mil registros no período. O vice-campeão é José, com aproximadamente 5 milhões e 700 mil registros. Ana, que nomeou 3.089.858 pessoas no período analisado, completa o pódio. A lista dos 10 nomes mais usados no Brasil desde 1930 segue com Antônio, Francisco, Carlos, Paulo, Pedro e Lucas.
Tradição religiosa (especialmente os nomes bíblicos), homenagens a familiares e até a praticidade, no caso de nomes curtos, são alguns dos fatores que influenciam a popularidade de um nome. Mas os estudiosos dizem que a mídia também é um impacto. Análise na base de dados mostra que nomes de personagens de filmes, novelas e celebridades sempre acabam influenciando.

Nenhum comentário:
Postar um comentário