sábado, 22 de setembro de 2012

Chocolate pode gerar o mesmo efeito do ópio, diz estudo.

É sempre uma boa desculpa quando você está deitado no sofá e se sente quase que obrigado a comer toda a barra de chocolate que tem à mão.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, isto pode ter uma explicação científica, já que foi descoberto que o chocolate gera um efeito no cérebro semelhante ao ópio.

A pesquisa, realizada com ratos de laboratório, observou que quando alguns destes animais começaram a comer chocolates surgiram no cérebro deles uma substância química natural chamada encefalina, uma endorfina similar às propriedades do ópio.

E, quando uma droga foi usada para estimular a área do cérebro que estava produzindo esta substância, o consumo de chocolates pelos ratos de laboratório mais do que dobrou.

No cérebro, a encefalina se liga a receptores sensíveis aos produtos químicos que reduzem a dor e produzem sensações de prazer. Por isso, segundo os responsáveis pelo estudo, com estes resultados é possível estabelecer comparações muito próximas entre as pessoas obesas e aquelas que são viciadas em drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário