quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Faltam 18 dias: saiba como são eleitos candidatos a prefeito e a vereador.

No próximo dia 07 de outubro, os eleitores de Bom Conselho escolherão o novo prefeito e vereadores. A contabilização dos votos para eleição desses dois cargos é feita de forma diferente.

Prefeitos, assim como os governadores e presidente da República são cargos majoritários. Já vereadores, deputados federais e estaduais são escolhidos pelo sistema proporcional.

Tanto para a eleição dos cargos majoritários, quanto dos proporcionais, somente são considerados os votos válidos. Dessa forma, não são contabilizados, para nenhum efeito, os votos brancos e nulos.

Para ser eleito, o candidato a cargo majoritário tem de conseguir a maioria dos votos válidos. Já na eleição para cargos proporcionais não são eleitos necessariamente os candidatos que obtêm a maioria dos votos. Para se elegerem, os candidatos dependem de dois cálculos: o quociente eleitoral e o quociente partidário.

Na eleição do próximo dia 7 de outubro, 73 candidatos concorrem as 11 vagas de vereadores disponíveis em Bom Conselho. No caso do prefeito, são 4 candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário