segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Saiba mais sobre o lobo-guará, animal que estampa a nova nota de R$ 200.

O lobo-guará virou assunto nos últimos dias. O canídeo, animal da família que inclui os cães, lobos e raposas, estampa a nova nota da família real, a de 200. Mas você sabe quem é? Onde vive? De que se alimenta o logo-guará?

O animal mais se assemelha a um cão de cauda curta do que a um lobo. Tem pelagem avermelhada e pernas pretas e longas. Alto e esguio, apode atingir, na vida adulta mais de 70 cm de altura – a contar pelos ombros, pesando cerca de 40 kg. Ele é onívoro, o que significa que se alimenta tanto de plantas e frutos, como de animais, como roedores, tatus, aves, lagartos e cobras.

O lobo-guará costuma viver sozinho, não em bandos, e é um animal de áreas abertas. É símbolo do Cerrado brasileiro e, infelizmente, sofre as consequências do desmatamento e do avanço da pecuária nessas áreas, o que acaba forçando muitos deles a migrar para regiões de Mata Atlântica.

Oficialmente, o lobo-guará é considerado uma espécie "vulnerável", o que significa que ele está sob ameaça e que se nada for feito pode entrar em extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário