Entre janeiro e julho, cerca de 700 mil
brasileiros já solicitaram o bloqueio telefônico por meio da plataforma “Não Me
Perturbe”. O serviço começou a funcionar no início do ano e pode ser pedido por
quem não quer receber ofertas de crédito consignado. Ele foi criado para que
instituições financeiras e correspondentes bancários, parem de assediar
consumidores.
O “Não Me Perturbe” é uma parceria da
Federação Brasileira dos Bancos, a Febraban, e a Associação Brasileira de
Bancos, a ABBC. O objetivo é garantir mais transparência à oferta de crédito
consignado e combater as más práticas relacionadas ao produto. A ferramenta
também monitora as reclamações dos consumidores e fez com que 69
correspondentes bancários recebessem advertências nos sete meses de
funcionamento.
Nos casos de reincidência, os agentes tiveram
as atividades suspensas por períodos que variam de cinco dias a 20 dias. O
presidente da Febraban, Isaac Sidney, afirma que o assédio comercial,
principalmente a aposentados e pensionistas, deve ser combatido pelos bancos. As
instituições que deixam de aplicar as punições estão sujeitas a multas que
podem chegar a um milhão de reais. O serviço de bloqueio de ligações de
telemarketing pode ser solicitado pelo: naomeperturbe.com.br.
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