domingo, 5 de junho de 2022

Bancos serão responsabilizados por "contas laranjas" que fraudarem o PIX, diz Banco Central.

Os bancos podem ser responsabilizados por “contas laranjas” usadas por fraudadores do PIX, sistema de pagamento instantâneo por meio digital. O crescimento de operações feitas por meio de celulares roubados ou por sequestro-relâmpago onde a própria vítima é obrigada a transferir valores para os criminosos motiva a proposta do presidente do Banco Central.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, explicou e justificou a medida que deverá ser adotada em audiência na Comissão de Direitos do Consumidor na Câmara dos Deputados. Ele destacou que as fraudes também ocorrem por outros meios de pagamentos, mas que houve mais flexibilidade para o PIX, com mais segurança. Segundo Roberto Campos Neto os bancos devem adotar a mesma conduta de defesa ao correntista que é tomada com o PIX.

O PIX atingiu, em maio deste ano, 118 milhões de usuários, segundo dados do Banco Central. Somente em março, foram 1 bilhão 600 milhões de operações pelo sistema. E segundo a empresa de segurança digital PSafe, de janeiro a abril, foram bloqueadas mais de 3 milhões de tentativas de golpes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário