quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Bom Conselho e mais 21 cidades passarão a usar o e-visit@PE.

Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e os 21 municípios que englobam a V Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Garanhuns, entre os quais, Bom Conselho, são os novos contemplados com o aplicativo e-visit@PE, tecnologia que proporciona mais agilidade ao trabalho de monitoramento e consolidação de dados referentes à ocorrência das arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

Para utilizar a tecnologia, foram entregues, na manhã desta quarta-feira (16), 54 smartphones equipados com a ferramenta para agentes comunitários de endemias (ACE), coordenadores, supervisores e técnicos de Camaragibe, que faz parte da I Geres. Já para os profissionais do Agreste, a entrega de 224 celulares está agendada para a manhã desta próxima quinta-feira (17).

Resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde de Pernambuco e Mato Grosso do Sul, estado que já utilizava a tecnologia, o e-visit@ substitui os boletins diários das visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemia, evitando a utilização de papel e a necessidade de digitação pós-visita, o que traz mais agilidade na consolidação das informações.

No aplicativo, os agentes podem localizar os imóveis a serem visitados, selecionar o tipo de visita a ser feita e digitar as informações necessárias, como os focos encontrados e tratados. Ainda é possível fazer upload de imagens. Todos os dados podem ser compartilhados, em tempo real, como os gestores municipais e estaduais.

Até o momento, já foram entregues 2.281 smartphones para profissionais de 127 municípios das I, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI e XII Geres. Os coordenadores e digitadores da plataforma web de todos os municípios já foram treinados pela Secretaria. A expectativa é que, até o fim de setembro, todos os agentes de endemias das cidades também tenham sido treinados para uso da ferramenta. Ao todo, cerca de 3,3 mil smartphones serão entregues.

Em Pernambuco, foram confirmados, até 29 de agosto, 5.974 casos de dengue, 1.047 de chikungunya e 16 para zika.  Na I Geres, foram confirmados 1.150 casos de dengue, 773 casos confirmados para chikungunya e 3 confirmações para zika. Já na V Geres, foram confirmados 529 casos de dengue e 6 de chikungunya - não há confirmações de zika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário