quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Brasil não consegue controlar taxa de transmissão do coronavírus, que volta a crescer.

A taxa de transmissão do coronavírus volta a subir, no Brasil. É o que aponta o relatório semanal do Imperial College, de Londres, considerado referência no assunto. Quando essa taxa, chamada por aqui de RT, que seria o ritmo de contágio, está em um, quer dizer que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus pra mais 100. É exatamente o que acontece hoje, no País. Porém, o ideal é que ela fique sempre abaixo de um, pra que a pandemia pare de avançar.

Como aconteceu na semana anterior, quando a taxa foi de 0,9. Ou seja, 100 pessoas transmitiam a doença pra outras 90. No geral, apesar de algumas variações pra cima, um dia ou outro, a taxa está em queda, no Brasil, desde 10 de maio. Mas nas três vezes em que ela baixou de um, houve aumento de novo, já na semana seguinte.

Por isso, os responsáveis pelo estudo reforçam que a melhora não significa que as pessoas devem abandonar as medidas de distanciamento. No pior momento da pandemia, em abril, o País chegou a ter um RT de 2,81, ou seja, cada 100 pessoas infectadas transmitiam o coronavírus pra mais 281.

Nenhum comentário:

Postar um comentário