terça-feira, 22 de setembro de 2020

Brasil começa a testar votação à distância, pelo celular, nas eleições municipais deste ano.

Votação pelo celular, sem sair de casa, no Brasil, será possível? Tudo indicar que sim, e bem breve. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai testar nas eleições municipais deste ano, mecanismos que podem permitir a facilidade num futuro próximo. Curitiba, no Paraná, Valparaíso, em Goiás, e São Paulo capital serão os celeiros de testes de um novo sistema para votação virtual.

Não vai valer para a disputa deste ano, mas pode resultar em um bom ensaio que garanta a redução de custos na realização do processo eleitoral. Poderá, também, encurtar distância para aqueles que vivem em áreas mais isoladas no imenso território brasileiro, e que dependem das urnas móveis que circulam por horas, de barco ou por estradas de difícil acesso.

O TSE está selecionando empresas interessadas em apresentar modelos virtuais para a votação. As aprovadas montarão estandes com sistemas experimentais nos estados selecionados para a votação do dia 15 de novembro. A participação dos eleitores será livre, por meio dos próprios smartphones, e não contabilizará votos no pleito oficial.

Serão candidatos e partidos fictícios e os dados não serão compartilhados com as empresas responsáveis pela tecnologia. As empresas têm entre 28 de setembro e 1º de outubro para apresentar sistemas tecnológicos para votação virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário