segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Primavera 2020 começa nesta terça; estação terá influência do fenômeno La Niña.

A primavera de 2020 começa no hemisfério Sul, região do globo terrestre onde está localizado o nosso país, nesta terça-feira. A estação das flores, com é conhecida, se estende das 10 horas e 31 minutos da manhã deste 22 de setembro, até às 7 e dois da manhã do dia 21 de dezembro, considerando o horário oficial de Brasília. A estação marca a transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão. Basicamente, significa o fim da estiagem e a volta das chuvas à maior parte do país. Exceção feita apenas para uma porção das regiões norte e nordeste, em que, apesar de dias mais quentes, ainda são registradas poucas chuvas.

Importante dizer também que a primavera este ano terá a influência do fenômeno La Niña – uma influência que, vale destacar, deve ser fraca e de curta duração. As águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média e esse resfriamento pode modificar o padrão de chuva e de temperatura. Basicamente, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a expectativa é que na Região Sudeste, o fenômeno tenha maior influência na temperatura, que tende a ficar um pouco abaixo que a média para o período. Mas, ao longo dos próximos 3 meses, deve chover acima da média em grande parte dos estados da região Sudeste.

Já no Sul, a previsão indica maior probabilidade de chuvas abaixo da média em praticamente toda a região, exceto no norte do Paraná. Já as temperaturas podem ficar ligeiramente acima da média em grande parte da região. Norte e Nordeste devem ter temperaturas elevadas no período na maior parte e, para o Centro-Oeste, a previsão do INMET aponta para uma irregularidade das chuvas ao longo da primavera, com precipitações que devem ficar acima da média na parte central e norte de Mato Grosso, norte de Goiás e centro do Mato Grosso do Sul; além disso, a expectativa é de dias quentes na porção central do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário