sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Quase 500 municípios brasileiros têm mais eleitores do que habitantes.

No Brasil quase 500 municípios têm mais eleitores do que habitantes. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 493 municípios nessa situação. Para comparação, nas eleições de 2018, eram 308, o que significa um aumento de 60% entre um pleito e outro.

Segundo especialistas ouvidos pelo portal de notícias G1, a diferença entre o número de habitantes e o total de eleitores de um município pode ser explicada por defasagem nas estimativas de população, por disputas territoriais, por migrações e até mesmo por fraudes. O município com a maior diferença proporcional é Severiano Melo. Situada no estado do Rio Grande do Norte, a cidade tem 6.482 eleitores registrados, mas apenas 2.088 habitantes, segundo as mais recentes estimativas do IBGE divulgada em julho de 2020.

Há também uma diferença de conceito importante: o IBGE considera o domicílio civil, onde a pessoa efetivamente mora. Já os números do TSE levam, em conta o domicílio eleitoral, que pode ser o lugar em que o eleitor tenha "vínculo político, familiar, afetivo, profissional, patrimonial ou comunitário" -mas não necessariamente habite. Situação, por exemplo, de uma pessoa morava em uma cidade, mudou, mas não registrou a alteração do domicílio eleitoral e, portanto, segue votando no município de origem e não no que passou a habitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário