quarta-feira, 16 de setembro de 2020

'Desafio dos 40 segundos' viraliza nas redes sociais; iniciativa é convite à reflexão sobre suicídio.

Viralizou nas redes sociais, nos últimos dias, o "Desafio dos 40 segundos". No vídeo, um locutor propõe um jogo rápido sobre a quarentena, com perguntas sobre o usuário já ter ou não se arrumado para assistir uma live na sala ou já ter chamado o coronavírus de coronga, por exemplo.

O usuário deve se inclinar para a esquerda ou para a direita respondendo sim ou não a cada pergunta. Mas quando o cronômetro chega aos 40 segundos, a brincadeira é interrompida e o locutor diz: “pronto, antes que você pudesse completar um desafio de internet, mais uma pessoa perdeu a vida. A cada 40 segundo, uma pessoa morre por suicídio no mundo”, e segue com o alerta sobre a importância de refletir sobre o tema, conversar e ouvir mais sobre a questão.

Diversos famosos aderiram ao movimento que é, na realidade, uma campanha criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). O debate sobre suicídio sempre se intensifica em setembro, mês escolhido para ações de conscientização sobre a questão. É o movimento setembro amarelo.

Segundo o CVV, uma associação civil sem fins lucrativos que serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio, este ano o movimento é ainda mais importante. Isso porque a pandemia provocou mudanças em toda a sociedade e o aumento das pressões emocionais no isolamento social, o medo da doença e as perdas decorrentes da Covid-19 tornaram-se grandes desafios. Por isso, na avaliação do CVV, falar de saúde mental é mais urgente que nunca.

A conscientização é essencial para reduzir os índices de suicídio no país. Se você estiver precisando conversar, ligue 188 de qualquer telefone ou acesse o site cvv.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário