terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Com novas regras, cliente poderá cancelar serviços de TV paga, telefonia e internet sem falar com atendente.

Serviços de TV paga, telefonia e internet poderão ser cancelados sem que o cliente precise falar com um atendente. É o que determina a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com a Anatel, o cancelamento automático poderá ser feito de forma eletrônica, por telefone, internet ou terminais de autoatendimento. Ou seja, o cliente não terá mais de aguardar para ser atendido por setores de call center, nem vai precisar ouvir contrapropostas das operadoras.

O cancelamento automático deverá ser processado pela operadora em, no máximo, dois dias úteis. A regra consta no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, que prevê ainda a ampliação da rede de atendimento pós-venda e do prazo de validade dos cartões pré-pagos.

A medida deve ser implementada pelas operadoras 120 dias após a publicação do novo regulamento. Se forem publicadas ainda neste mês, vão valer a partir de junho.

Segundo a Anatel, as novas regras vão aumentar a transparência nas relações de consumo e ampliar os direitos de quem utiliza telefonia fixa e móvel, internet e televisão por assinatura.

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