segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Olha o golpe! Mensagem que promete acesso a valores esquecidos em bancos se espallha nas redes sociais.


Cuidado com mensagens que prometem acesso fácil a dinheiro que você supostamente tem esquecido em instituições bancárias. Uma mensagem que circula nas redes sociais e no WhatsApp está usando o novo serviço do Banco Central para aplicar golpes.

A mensagem traz um link e promete saque via pix de eventuais valores esquecidos. Diz que milhões de brasileiros já consultaram e sacaram. No entanto, a mensagem não é uma comunicação oficial do Banco Central e quem clica no link é direcionado para um site fraudulento, colocando dados pessoais e sigilosos em risco.

É verdade que o Banco Central criou um sistema para os clientes consultarem valores que possam ter em seus nomes em instituições financeiras. Chama Sistema Valores a Receber e pode ser acessado por meio do site do Banco Central, que é o bcb.gov.br. No entanto, esse sistema está fora do ar! E só voltará a funcionar no dia 14 de fevereiro. Passa por ajustes técnicos, porque, no dia que foi lançado, os acessos foram em maior quantidade do que o esperado.

Vale ressaltar que o Banco Central não entra em contato com as pessoas e, assim que a plataforma voltar a funcionar, o cidadão deverá fazer a solicitação de resgate e receberá os valores sem necessidade de fazer nenhum depósito prévio a qualquer pessoa ou instituição.

Golpistas são antenados. Costumam mesmo usar temas de momento como isca. Por isso, todo o cuidado é pouco. Para sua segurança, consulte sempre os canais oficiais da empresa ou instituição que está oferecendo serviços ou vantagens por meio de redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário