sábado, 26 de maio de 2018

EAP RESPONDE: MITO OU VERDADE? FORAM SOLICITADAS MAIS DE 10 MIL VAGAS PARA NOVO CONCURSO DO INSS E TAMBÉM PARA EXCEDENTES DE 2015.

Olá galera concurseira e EAPianos de plantão!! Temos uma excelente notícia para os concurseiros que estão se preparando para ingressar na carreira pública e aguardam por uma oportunidade no Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, podemos dizer que o órgão está se empenhando, e muito, para a realização de um novo Concurso.

O INSS enviou ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, uma Nota Técnica, na qual é reafirmada a urgência nas nomeações de novos servidores. O órgão solicita autorização para a realização de um novo concurso com a oferta de 7.888 vagas, sendo aproximadamente 4.000 para Técnicos, 1.600 para Analistas e 2.200 para Médicos Peritos.

Além disso, solicitou 2.580 vagas  para excedentes do último concurso, realizado em 2015 e que tem validade até agosto de 2018.

ENTENDA A DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS E A NECESSIDADE IMINENTE
Atualmente a Autarquia tem carência de cerca de 4 mil Técnicos do Seguro Social! Mas não é só isso, considerando os servidores que recebem abono permanência, e se encontram em condições de solicitar aposentadoria, são mais 10 mil servidores que podem se aposentar a partir de janeiro de 2019. E quem solicitar aposentadoria após essa data, já contará com a integralidade da gratificação, por isso muitos estão aguardando somente esta o início do ano de 2019.

Então, sem considerar novas vacâncias, o déficit atual é de 4 mil Técnicos e a partir de janeiro de 2019, mais 10 mil podem se aposentar, totalizando 14 mil vagas necessárias. O último concurso terá seu prazo expirado em agosto de 2018 e segundo o INSS, a última seleção não foi suficiente para suprir o déficit de servidores, visto que atualmente o número de vacâncias do cargo de Técnico do Seguro é enorme, conforme vimos acima.

Com isso, por meio da Nota Técnica, o INSS solicita a nomeação  de excedentes do último concurso no quantitativo de mais 50% do vagas que foram ofertadas: totalizando 400 vagas. Além disso, mais 1.650 vagas de candidatos ainda aprovados além das vagas e homologados no último concurso.
Já para um novo concurso, seriam mais 1932 vagas urgentes para Técnicos que somadas às vagas solicitadas para aprovados no último concurso, chegaria próximo ao número de 4 mil (400 + 1650 + 1932) - as vagas necessárias atualmente no INSS.

Mas ainda teríamos novas necessidades por causa dos servidores que se aposentarão a partir de janeiro - cerca de 10 mil. Para diminuir esse impacto, o INSS solicitou mais 2.050 vagas também para um novo concurso - o que corresponde a 20% das vagas que surgirão só com aposentadorias de servidores. Tais vagas somadas à necessidade atual, totalizariam o pedido de 4 mil vagas só para o cargo de Técnico do Seguro Social (1932 + 2.050).

Leia a matéria completa CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário