quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Escola Municipal São Geraldo completou 73 anos de história em Bom Conselho.

No último sábado, 16 de outubro, a Escola Municipal São Geraldo na cidade de Bom Conselho aniversariando. O estabelecimento educacional, que fica situado na Praça Frei Caetano, completou 73 anos de história. A Escola foi fundada em 1948, como instituição particular, recebendo o nome “Ginásio São Geraldo”. Em 1954, criou-se o segundo ciclo com o curso de pedagogia e conseqüentemente foi criado o curso Técnico em Contabilidade.

A origem do nome da Escola se deu quando o professor Waldemar Gomes de Santana, ao observar o calendário viu que o santo do dia era São Geraldo, portanto, homenageou-o colocando seu nome na instituição. O seu primeiro estudante foi o jovem José Duarte Tenório (Puluca). Em 1976, o Ginásio São Geraldo encerrou suas atividades por diversos motivos.

O reinicio de suas atividades aconteceu no ano de 1992, passando a pertencer ao governo estadual. O funcionamento da Educação Infantil se deu em 1995, com as professoras Ana Cláudia, Joseilda, Mônica, Eunice, Delma, Adeilda, Gorete, Josefa Lúcia, Andréa Wanderley, Miriam, Margarida, Sandra e Edlaine. No ano de 1998, a Escola deixa de ser estadual para ser órgão municipal, cadastro escolar Nº. M. 452.103.

Sendo reinaugurada a Escola passou a receber o nome Colégio São Geraldo, oferecendo o Ensino Fundamental, (1ª a 4ª série). Neste mesmo ano, se deu a recuperação e ampliação, no mês de dezembro, da Escola. Em 1999, iniciou o Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) com o funcionamento de quatro turmas. Os primeiros professores a lecionar nesta modalidade foram Marlene, Adeilson, Hilda, Nilva, Gracinha, Osvaldo, Jeane Nascimento e como gestora a professora Josefa Rosângela.

Atualmente, a Escola é a maior da rede municipal de ensino, atendendo a cerca de 1.600 alunos, e é a primeira e única a funcionar na modalidade de ensino integral. A unidade de ensino atende em dois turnos, manhã e tarde, com o Ensino Fundamental, e a noite com o EJA (Educação de Jovens e Adultos). A Escola São Geraldo tem como Instituição mantenedora a Prefeitura de Bom Conselho, através da Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário