sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Pix tem novas regras a partir deste sábado.

Novas medidas para tornar o Pix mais seguro entrarão em vigor neste sábado, dia 16. Entre as novas medidas, estão o bloqueio preventivo dos recursos em caso de suspeita de fraude e notificações obrigatórias de transações rejeitadas.

O banco que detém a conta do usuário vai efetuar um bloqueio preventivo dos recursos por até 72 horas em casos de suspeita de fraude. Sempre que o bloqueio cautelar for acionado, a instituição deverá comunicar imediatamente ao cliente. E a notificação de infração deixará de ser facultativa e passará a ser obrigatória.

O mecanismo visa permitir que os bancos registrem uma marcação na chave Pix, no CPF do usuário e no número da conta quando há uma fundada suspeita de fraude. Essas informações serão compartilhadas com as demais instituições financeiras para aumentar aos mecanismos de prevenção a fraudes.

O Banco Central estabeleceu no começo do mês o limite de mil reais para transferências e pagamentos realizados por pessoas físicas das 8 da noite às seis da manhã, incluindo o Pix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário