A Câmara de Vereadores de Bom Conselho viveu, na tarde desta quarta-feira, 1º de janeiro, um momento decisivo com a eleição para a presidência da Casa Legislativa. Duas chapas disputaram o comando do Legislativo, e a vitória ficou com o vereador Alípio Soares, que assumirá a presidência no próximo biênio. Com 8 votos contra 5 do candidato opositor, Gilmar Soldado, Alípio consolida sua trajetória política marcada pela experiência e compromisso com a governabilidade.
Será a segunda vez que o vereador, prestes a iniciar em janeiro seu quarto mandato, presidirá o Legislativo Municipal. Alípio, que ingressou na política em 1996 como o vereador mais votado do município, já havia comandado a Câmara no biênio 1997-1998. Após um hiato político, voltou a ser eleito em 2016, 2020 e, agora, em 2024, mostrando a força de sua liderança e a confiança do eleitorado.
Filho do ex-prefeito e ex-deputado Walmir Soares, Alípio carrega no DNA político a marca de uma família que deixou contribuições históricas para o município. Seu papel no Legislativo promete ser de continuidade ao trabalho que fortalece o grupo político situacionista, responsável pela administração de Bom Conselho nos últimos 12 anos. O bloco, liderado inicialmente pelo ex-prefeito Dannilo Godoy e, atualmente, pelo prefeito João Lucas, foi derrotado nas urnas em outubro passado e não conseguiu dar continuidade ao ciclo iniciado em 2012.
A vitória de Alípio reflete a unidade da base governista, mas também lança desafios para o próximo mandato legislativo. Com um estilo sólido de condução e habilidade para o diálogo, o presidente eleito terá a missão de liderar uma Câmara plural, buscando equilibrar interesses e avançar em pautas que atendam aos anseios da população.
Enquanto isso, Gilmar Soldado, representante da oposição, demonstrou força ao garantir o apoio de quatro vereadores, sinalizando que o debate continuará ativo e necessário na Casa. O embate político é um termômetro da democracia local e aponta para uma legislatura que promete ser marcada pela fiscalização e proposição.
Com a experiência de quem já viveu diferentes fases do Legislativo e com uma base consolidada, Alípio Soares inicia 2025 com o desafio de fortalecer o papel da Câmara como espaço de construção coletiva e progresso para Bom Conselho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário