Bebidas açucaradas são responsáveis por mais de 2 milhões de novos casos de diabetes tipo 2 por ano. A constatação é de um estudo recém-publicado na revista científica Nature. A pesquisa analisou os efeitos de bebidas como refrigerantes, sucos industrializados e energéticos, entre outras, na saúde global. Foram consideradas informações sobre consumo alimentar, obesidade e taxas de doenças crônicas de 184 países.
De acordo com os estudos, 2,2 milhões dos novos casos de diabetes tipo 2 registrados em 2020 em todo o planeta estavam relacionados ao consumo de bebidas adoçadas – isso representa cerca de 10% dos diagnósticos globais da doença naquele ano. O estudo também associa o consumo de refrigerantes e sucos industrializados a 3,1% dos novos casos de doenças cardiovasculares.
As análises indicam que esse tipo de bebida foi responsável por 80 mil 278 mortes por diabetes em 2020, o que equivale a 5% do total global de mortes pela doença, e a 257 mil 962 mortes por doenças cardiovasculares, ou duas em cada 100 óbitos associados a problemas do coração. Ao todo, portanto, o estudo atribuiu cerca de 340 mil mortes anuais ao consumo de bebidas açucaradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário