quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Polícia Federal deflagra operação que desarticula organização criminosa em prefeituras do Agreste.

A Polícia Federal deflagrou, na quarta-feira (15), a Operação Cosa Nostra para desarticular uma organização criminosa instalada em diversas prefeituras de cidades do Agreste do Estado. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Agrestina (3), Caruaru (6), Garanhuns (7) e São João (1), locais onde existiam sedes das empresas envolvidas.

De acordo com a Polícia Federal, a organização criminosa contava com a participação de agentes públicos municipais para fraudar processos licitatórios direcionando seus resultados em dez cidades do interior de Pernambuco. A partir da denúncia de um vereador de Agrestina, foram identificadas diversas irregularidades envolvendo contratação suspeita de empresas. O valor dos recursos públicos destinados às empresas investigadas gira em torno de R$ 100 milhões.

Segundo a Polícia Federal, o prefeito de Agrestina, Thiago Nunes (PMDB), um secretário que não teve o nome revelado e mais seis pessoas, foram indiciados por frustração de caráter competitivo de licitação, fraude na contratação, corrupção ativa e passiva e crime de responsabilidade, cujas penas somadas ultrapassam os 30 anos reclusão.

Além de Agrestina, a Polícia Federal também realizou investigação nas cidades de Panelas, Jurema, Água Preta, Lagoa dos Gatos, Bom Conselho, Jupi, Iati, Riacho das Almas e Angelim. Não está comprovada até o momento a participação das gestões municipais desses municípios no esquema. As investigações começaram em junho do ano passado e contam com apoio do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário