domingo, 3 de fevereiro de 2019

Governo institui CPF como acesso principal a serviços públicos federais.

O Cadastro de Pessoas Físicas – CPF vai funcionar como uma chave universal de acesso aos serviços públicos federais. A ideia é facilitar consultas e solicitações, por exemplo, do PIS e Pasep, sem ter que memorizar todos os números de diferentes documentos.

O uso do CPF será como uma biometria e está previsto no novo decreto que será publicado pelo governo. A equipe econômica finalizou o texto do documento, que foi enviado para a Casa Civil. A informação foi confirmada pelo secretário da Desburocratização, Paulo Uebel. Ele trabalhou com técnicos da área econômica e de outros ministérios para criar as regras que unificam o uso de um único documento.

Uebel explicou que o cidadão pode fazer os acessos com outros dados, mas o governo só poderá exigir o CPF. O governo quer consolidar um cadastro de pessoas a partir da integração de plataformas digitais. Na prática, deve facilitar, por exemplo, a emissão da segunda via da carteira de reservista, o cadastro de benefícios sociais, como o Bolsa Família e operações do INSS, para as quais terá de informar apenas o CPF e não mais todo o conjunto de números de cada registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário