segunda-feira, 6 de maio de 2019

Aumenta o número de brasileiros que sofrem problemas de saúde por conta do trabalho.

Lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares, conhecidos pelas siglas LER e DORT, são os problemas de saúde que mais afetam o trabalhador brasileiro, principalmente lesões no ombro e inflamações nos tendões, por exemplo. Os profissionais que mais sofrem atuam nos setores da indústria, do comércio, da alimentação, do transporte e de limpeza. Especialmente faxineiros, operadores de máquinas, funcionários de linhas de produção e cozinheiros.

Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que, no geral, são profissionais que repetem toda hora o mesmo movimento e não têm o tempo ideal de recuperação ou descanso. Normalmente, sintomas como dores e sensação de peso aparecem quando o problema já entrou num estágio avançado.

Em 2007, o Governo registrou cerca de três mil casos desse tipo de doença, número que em 2016 subiu para mais de nove mil. O Ministério ainda deixou claro, em nota, que além dos danos à saúde do trabalhador, a empresa também tem prejuízo. Já que essas lesões são a principal causa de afastamento de funcionários e muitas vezes geram processos e indenizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário