terça-feira, 7 de maio de 2019

Mais alunos atendidos pelo projeto Boa Visão na UPAE Garanhuns.

Iniciativa do Governo de Pernambuco que oferta consultas oftalmológicas e garante, quando necessário, óculos gratuitos a alunos, professores e servidores da rede estadual de ensino, retomou às atividades em 2019 no mês de março, após as férias escolares. Os atendimentos acontecem nas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada, dentre elas, a unidade em Garanhuns.

Do total mensal de atendimentos oftalmológicos na UPAE Garanhuns, 180 consultas são destinadas ao projeto, que prioriza estudantes que já passaram por uma triagem na própria escola, a exemplo do EREM Francisco Pereira da Costa, de Iati, distante cerca de 50 km de Garanhuns. Foram 45 alunos atendidos na última sexta-feira de abril (26), sempre com acompanhamento da escola e da GRE Agreste Meridional.
A UPAE Garanhuns conta com sete oftalmologistas para atender à população: Rodolfo Reis, Ana Cláudia Targino, Edil Dias, Alfredo Daniel, Bruno Nobre, Wendel Guimarães e Vivianne Duarte (foto), esta última foi a que recebeu os estudantes nesta data. A estudante Silânia Mayara (foto), aluna do 3º ano, nunca passou por um oftalmologista, e na triagem foi encaminhada para realizar exames para aferir necessidade de usar óculos de grau. Trata-se de uma preocupação do Projeto Boa Visão oferecer a correção ocular aos estudantes para melhor desempenho em sala de aula.

Jaqueline Martins, aluna do 3º ano, afirmou que seu exame estava vencido há alguns anos, e esta foi uma grande oportunidade de atualizar. "São muitas dificuldades, inclusive financeira, e podendo fazer tudo aqui, inclusive receber os óculos, ajuda bastante a gente e nossa família" - afirmou. A estudante fez outra afirmação sobre o atendimento: "Eu nunca tinha vindo aqui na UPAE Garanhuns, mas meu pai já veio, está com cirurgia marcada para fazer catarata". O coordenador geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, tem acompanhado o projeto: "Podemos confirmar que a questão financeira é um grande obstáculo para as famílias buscarem atendimento médico, e no caso destes jovens, também realizar exames oftalmológicos. Portanto o Boa Visão tem um importante papel sócio-econômico, além de sua importância na saúde das pessoas".
BOA VISÃO
Desde 2015, o projeto começou a ser implantado nas UPAEs, de forma regionalizada, a fim de ofertar, de rotina, as consultas oftalmológicas. A mudança proporcionou a interiorização das ações no Estado, com os atendimentos sendo realizados nas oito unidades.

Em Garanhuns, o projeto acontece em uma parceria entre as secretarias estaduais de Saúde, através da V GERES, Educação (GRE-Agreste Meridonal) e Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe). A UPAE Garanhuns é a unidade de referência.

Por Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário