terça-feira, 21 de maio de 2019

Aneel aumenta valor das bandeiras tarifárias, e conta de luz vai subir.

A conta de luz vai ficar mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, confirmou um aumento, a partir do mês que vem, no valor das bandeiras tarifárias. No caso da amarela, a taxa extra cobrada do consumidor pra cada 100 quillowats-hora subirá de um real para um e 50. A bandeira vermelha é dividida em dois níveis. No primeiro, a taxa extra passará de três para quatro reais. E, no segundo, de cinco para seis reais.

A ideia seria fazer que o valor pago pelos consumidores fique o mais perto possível daquele que realmente é gasto pra garantir o abastecimento. O Governo diz que, nos últimos dois anos, houve um rombo de cinco bilhões de reais. Que, depois, é levado em conta na hora de definir os reajustes da tarifa.

As bandeiras são usadas desde 2015. Na época de chuva, quando os reservatórios das usinas estão cheios, normalmente é adotada a verde, sem cobrança de taxa extra. Conforme vem a seca, é necessário acionar as usinas térmicas, que geram uma despesa maior. E, aí, são adotadas as bandeiras amarela, em vigor no mês de maio, e vermelha, nos casos mais graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário