domingo, 11 de agosto de 2019

Governo reconhece profissão de motorista de aplicativo e garante direito como MEI.

Quem trabalha como motorista de aplicativo vai ter direitos trabalhistas, como auxílio doença ou maternidade, recolher impostos e contar tempo de aposentadoria.

O governo federal publicou resolução que reconhece esses profissionais como microempreendedores individuais, ou seja, quem dirige, por exemplo, para a Uber, 99 ou Cabify – os apps de transporte mais conhecidos – pode fazer cadastro no MEI se alcançar faturamento anual até 81 mil reais. É o equivalente a cerca de seis mil 700 reais por mês.

O trabalhador vai pagar, mensalmente, 49 reais 90 centavos. Para outras atividades, do ramo de comércio ou indústria, o valor pode ser acrescido de um real para o ICMS, ou cinco reais para o setor de serviços, que é o caso dos motoristas. O total gasto por um microempreendedor individual com o registro mensal é de 55 reais 90 centavos se a atividade se enquadrar nos três requisitos.

É bem menor o custo de quem tem, por exemplo, uma microempresa pelo sistema Simples Nacional, que paga pelo menos 4% de tributos sobre faturamento até 180 mil reais anuais. O cadastro do MEI é feito pelo endereço eletrônico: portaldoempreendedor .gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário