quinta-feira, 2 de julho de 2020

Câmara aprova PEC e eleições municipais são adiadas para novembro.

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira, 1º de julho, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições municipais por causa da pandemia. O pleito, que deveria acontecer em outubro, como estabelecido na Constituição, este ano vai ser realizado em novembro.

O primeiro turno passa de 4 de outubro para 15 de novembro e o segundo turno, nos municípios onde for necessário, será realizado em 29 de novembro e não mais no dia 25 do mês anterior. O texto já tinha sido aprovado no Senado, em dois turnos, e foi aprovado, nesta quarta, também em dois turnos, na Câmara dos Deputados.

Mais de 400 dos 513 parlamentares da Casa votaram a favor da mudança, que também é defendida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como medida para minimizar o risco de contágio da doença. Além de mudar os dias em que as pessoas vão às urnas, a PEC também muda outras datas eleitorais.

Entre elas, a de convenções partidárias para escolha de candidatos, que serão realizadas entre 31 de agosto e 16 de setembro, e a de propaganda eleitoral, que começa após 26 de setembro. O texto será promulgado nesta quinta-feira, 02, pelo Congresso Nacional e passa a valer imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário