sexta-feira, 24 de julho de 2020

Uma pessoa é assassinada no Brasil a cada 12 minutos.

Mais de três mil e 500 pessoas foram assassinadas, em todo o País, só no mês de maio. Uma morte a cada 12 minutos. O levantamento foi feito pelo portal G1, em parceria com a USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O número é praticamente o mesmo registrado em maio do ano passado. A pesquisa leva em conta o homicídio doloso, ou seja, com intenção de matar; o latrocínio, o popular roubo seguido de morte; e o óbito que acontece por conta de algum tipo de agressão.

Já quando se analisa o total de registros deste ano, houve alta de 18 mil e 100 pra quase 19 mil e 400 mortes. Crescimento que aconteceu mesmo com o isolamento social, teoricamente com menos gente na rua, em algumas regiões do País. A alta foi puxada, principalmente, pelo Ceará, entre outros estados do Nordeste. Os responsáveis pelo estudo ouviram especialistas para entender o avanço no número de mortes violentas, na média nacional.

No geral, não há um padrão, mas alguns possíveis fatores ganham destaque. Por exemplo, a greve e o motim de parte da polícia militar cearense, em fevereiro, quando os índices de violência subiram com força, no Estado. E possíveis conflitos entre grupos criminosos, o que ajudaria a explicar a alta das mortes em regiões nas quais a quarentena tende a reduzir as ocorrências por brigas de trânsito ou em bares, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário