segunda-feira, 20 de julho de 2020

Entrega da Bola de Ouro ao melhor do mundo de 2020 é cancelada, por conta da pandemia.

Não haverá um melhor jogador do mundo, em 2020. Pelo menos a tradicional revista France Football cancelou a premiação, algo inédito em 64 anos de história. A Bola de Ouro, de tão importante, foi por um tempo unificada com a eleição da Fifa. Hoje, são dois prêmios separados, cada um com seus critérios. E a entidade máxima do futebol diz que, por enquanto, a premiação dela está mantida. Os organizadores da Bola de Ouro explicam que a pausa no calendário e as mudanças nas regras, como o limite de substituições, por exemplo, mexem com a credibilidade e a legitimidade da eleição.

A France Football também citou a realização de jogos sem torcida e as diferenças na preparação de cada atleta, quando o futebol foi retomado, como fatores que interferem no desempenho de cada um. E disse, ainda, que não queria colocar um asterisco no nome do vencedor de 2020; que qualquer resultado seria injusto; e que a Bola de Ouro não é apenas uma premiação técnica, mas também promove valores como solidariedade e responsabilidade. Sem esquecer que a França foi um dos primeiros países, ainda no mês de abril, a ter o campeonato nacional dado como encerrado, sem a retomada dos jogos, para evitar a transmissão do coronavírus. O título ficou com o Paris Saint-German, de Neymar, que estava na liderança, quando o torneio foi paralisado. Aliás, o coronavírus pode ter estragado o sonho do craque brasileiro.

É claro que a Liga dos Campeões da Europa, que só será retomada em agosto, tem um peso grande na eleição do melhor do mundo. Porém, quando a pandemia foi decretada, Neymar estava, sim, entre os cotados ao prêmio. Agora, ele terá menos oportunidades para mostrar serviço que concorrentes que atuam em outros países. E resta saber como será o desempenho do camisa 10 da Seleção depois de tanto tempo, em jogos maiores. Como as finais da Copa da França e da Liga Francesa, que acontecem ainda neste mês. De Bruyne e Lewandowski, por exemplo, também aparecem na lista daqueles que podem disputar o título de melhor do mundo, caso a Fifa mantenha mesmo a premiação, com Messi e Cristiano Ronaldo. Por fim, ainda sobre a Bola de Ouro, vale lembrar que o argentino é o maior vencedor, com seis prêmios, inclusive o do ano passado. O português vem em segundo, com cinco conquistas. E depois, empatados, aparecem Platini, Van Basten e Cruijff, com três bolas de ouro cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário