sexta-feira, 24 de julho de 2020

Famílias de baixa renda não poderão ter a energia da casa cortada até o fim do ano.

O corte de energia de famílias de baixa renda que não pagarem a conta de luz está proibido até o fim do ano. A medida já estava em vigor, mas valeria só até o fim do mês. A prorrogação do prazo foi anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel.

O motivo é a crise econômica causada pelo coronavírus. Vale destacar que a prorrogação vale para os consumidores mais pobres, enquadrados na Tarifa Social. E, também, para regiões onde não tem sido feita a entrega da fatura impressa, a não ser que por pedido do cliente; áreas onde não existem postos de arrecadação, como bancos e lotéricas; e para imóveis onde há equipamentos essenciais à vida.

Para os demais imóveis residenciais ou comerciais, o prazo de 31 de julho está mantido. Também para reduzir o impacto da crise e porque o consumo caiu, com a quarentena, a Aneel decidiu que a bandeira tarifária será verde até o fim do ano, portanto sem a cobrança de taxa extra.

Por outro lado, em 2021 a conta de luz ficará mais cara. Isso por causa de uma antecipação de verbas para as distribuidoras, que reclamaram da queda do faturamento, seja pelo consumo menor ou pela inadimplência maior. E essa conta será repassada para os consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário