terça-feira, 1 de setembro de 2020

Governo propõe mínimo de R$ 1.067 em 2021.

O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional, na segunda-feira, 31, o projeto da lei orçamentária do ano que vem. E, entre outros itens da proposta, está a do valor do salário mínimo. No documento entregue, o governo reduziu o valor proposto para o piso nacional em 2021 de mil e 79 reais para mil e 67.

Atualmente, o valor do salário mínimo nacional é de mil e 45 reais. A proposta, portanto, é de aumento de apenas 22 reais, o que significa que não haverá ganho real, apenas uma correção pela variação da inflação de 2020. A previsão mais atual é que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor termine 2020 com alta de 2,09%.

Caso esse índice não se confirme, o valor para o salário mínimo de 2021 pode sofrer nova alteração, com base no comportamento da inflação, já que a Constituição determina que o piso nacional tem de ser corrigido, ao menos, pela variação do INPC.

Vale ressaltar que, de acordo com estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, o salário mínimo ideal para sustentar uma família de 4 pessoas com dois adultos e duas crianças, deveria ter sido de 4 mil, 420 reais e 11 centavos, em julho. Mais de 4 veze o valor proposto para o ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário