terça-feira, 8 de setembro de 2020

Maior parte dos brasileiros apoia uso da máscara e defende volta às aulas só com vacina, diz Ibope.

De cada 10 brasileiros, oito acham que a população tem o dever de respeitar os protocolos de prevenção contra o coronavírus. Por exemplo, o uso da máscara em locais públicos. A pesquisa foi feita pelo Ibope, que ouviu, nos últimos dias de agosto, mais de duas mil e 600 pessoas.

No geral, apesar de algumas variações, as mulheres, as pessoas com mais escolaridade e a população com maior renda apoiam mais essas medidas que os homens, que as pessoas com um grau de instrução menor e que os brasileiros com renda de até um salário mínimo por pessoa da família. Porém, o indicador que de fato chamou a atenção foi outro: o posicionamento político. Entre aqueles que se consideram de esquerda, 89% disseram que apoiam totalmente as medidas de prevenção contra o coronavírus. Já entre os de direita, mesma linha do presidente Jair Bolsonaro, para quem a pandemia não é um problema tão grave, o índice despencou para 57%.

A maior parte dos entrevistados ainda avaliou que os impactos do coronavírus são maiores que o esperado. Culpa, na visão deles, primeiramente da própria população, que em muitos casos não respeita as medidas de distanciamento e higiene. E, em segundo lugar, do presidente Jair Bolsonaro. Por fim, de cada 10 brasileiros, sete disseram que as aulas presenciais só devem ser retomadas depois da criação da vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário