quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Exército realizou exercício de guerra simulada em Garanhuns.

De 26 a 30 de outubro, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) realizou Operação Carcará XV, um exercício de adestramento de Operação de Defesa Externa. A atividade aconteceu na área rural do município de Garanhuns, agreste pernambucano, e está inserida em um contexto de ações operacionais ostensivas e defensivas que visam elevar o nível de operacionalidade das Organizações Militares da 10ª Brigada.

O exercício foi desenvolvido em duas fases, sendo a primeira a definição de um Posto de Observação (PO), onde foram delineadas todas as funções de combate, como elaboração de planos e ordens de operações nos diversos escalões de comando, bem como as definições das ações táticas e de apoio logístico. Na segunda fase, foi realizado o exercício com as tropas desdobradas no terreno, a fim de colocarem em prática todas as manobras, ações táticas e de combate, estruturadas na primeira fase.

Além de verificar o nível de operacionalidade das frações envolvidas, a Operação permitiu exercitar e desenvolver os atributos de chefia e liderança do Estado-Maior em um cenário de amplo espectro e verificar as situações de conduta das ações de combate, de comando e de logística, observando os planejamentos para as respectivas execuções. Em todas as fases do exercício, o General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, Comandante da 10ª Bda Inf Mtz, pôde avaliar a evolução das ações no terreno, as ações de comando do Estado-Maior e a pronta resposta de sua tropa.

O exercício coordenado contou com a presença de 1.300 militares das guarnições de Recife (PE), Olinda (PE), Garanhuns (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), São Bento do Una (PE), Petrolina (PE) e Maceió (AL).

Texto e foto: Comando Militar do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário